1. Treine lendo pequenos trechos dos autores: Faça uma análise profunda sobre as ideias e os conceitos defendidos pelos autores. Lembre-se de que a prova de Filosofia do Enem é bastante conteudista. Há uma preocupação muito grande com a questão da ciência, da razão, do processo de conhecimento, desde Platão, Aristóteles, Kant, Descartes. A sequência de como se aprende, teoria do conhecimento, racionalismo, empirismo, que foram fundamentais para a fundação da ciência moderna aparecem com frequência nessa prova.Há uma preocupação grande também com a parte da ética, inclusive a ética pré-socrática, ética dos helenistas, filósofos gregos, Kant, imperativos categóricos.
  2. Preste atenção na leitura da questão: Leia com cuidado, afinal, as frases com os pensamentos costumam ser longas e podem gerar algumas confusões.
  3. Procure as palavras que você não conhece no dicionário: Os termos usados na prova de Filosofia do Enem fazem parte de um vocabulário técnico, por isso é importante dominá-lo buscando os significados. Termos como ontologia, epistemologia, ética e os grandes campos da Filosofia merecem atenção e estudo.A maior dificuldade nessa prova é se acostumar com a linguagem, porque os autores não são fáceis de ler, o vocabulário é mais técnico e existe um uso mais formal da língua. Os raciocínios também estão muito bem amarrados, e se o candidato não está acostumado com leitura, ele sofre. 
  4. Faça um mapa mental da sequência argumentativa dos autores: Conheça a sequência de autores ao longo do tempo dialogando na mesma linha, com a mesma preocupação, seja no comportamento humano, no conhecimento, na compreensão do ser, na metafísica. Pense a articulação dos autores por campo. Por exemplo, no campo da epistemologia, quem são as bases? Platão, Aristóteles. De onde vem a ideia de racionalismo?
  5. Faça uma boa interpretação de texto: Estude os textos das questões. Isso também pode ser muito útil. A parte de Sociologia, geralmente, é mais fácil de resolver com interpretação e um contexto geral. Democracia, minorias, tolerância, Grécia antiga, cidadania e relações de poder costumam ser temas muito explorados.

Aproveite o estudo para buscar argumentos para a Redação. Reflita sobre os conceitos levantados pelos autores e transporte tudo isso para a atualidade. Esse exercício pode ser difícil, mas pode ser interessante para enriquecer a Redação.

Compartilhe este post